terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A clássica Taça Guanabara


A taça mais tradicional do futebol carioca chega a fase final de disputa,mas claro valendo só como 1º turno.E nas semifinais,depois de 7 jogos para cada um,alguns até bem chatos,os grandes finalmente se encontram.

A seguir,tento explicar mais ou menos como joga cada time,as escalações de Vasco,Flamengo,Botafogo e Fluminense,o que observar e o meu palpite (imparcial,viu?).

VASCO X FLAMENGO

- Vasco

O Vasco chega às semifinais da Guanabara como o único time com 100% de aproveitamento no campeonato carioca,o que não significa absolutamente nada.A única vitória que conta é o clássico,quando de virada o Cruzmaltino venceu o Flu,dominando o segundo tempo,em um duelo tático entre Cristovão Borges (nosso querido CB) e Abel Braga.

Com os jogadores a disposição,o Vasco deverá jogar assim:


O  mais  novo xodó da torcida,Willian Barbio,dá lugar a Diego Souza no ataque.Ainda sem poder contar com Éder Luís,se recuperando de lesão,Cristovão deve apostar na experiência de Felipe e Juninho juntos,sendo que Felipe sai mais pro jogo e Juninho protege um pouco mais,invertendo as posições de acordo com a situação de jogo.Nenhum dos dois é excelente marcador,mas auxiliam a saída de bola que vem da zaga muito bem.Inclusive a mesma formação foi utilizada na estréia do Vasco na Libertadores,que não deu muito certo por serem escalados como meias e sem poder contar com a velocidade de Fágner,talvez a principal razão da derrota do Vasco.

Na atual formação,Fágner e Feltri apóiam muito,compensando a perda de velocidade do meio experiente e dos volantes marcadores,mas devem se preocupar com as subidas de Léo Moura e Júnior Cesar.Alecsandro vive bom momento,com 8 gols nos 8 jogos da temporada.

- Flamengo

Disputando com o Resende em jogo direto na última rodada da Taça GB,o Flamengo venceu bem e de virada o time da cidade de mesmo nome,garantindo o 2º lugar do Grupo A.

Depois de um começo de ano conturbado internamente e na tensão da pré-Libertadores,o Flamengo foi assumido por Joel Santana,implantando um novo velho modo de jogar no Rubronegro.A seguir explico:



Assim como em 2007,Joel aposta na grande fase de Léo Moura,prendendo Airton quase como um terceiro zagueiro,liberando-o junto com Junior César.Nisso,Abreu e Willians ficam na cobertura dos laterais,enquanto R10 cria jogadas para Deivid e Vágner Love,sendo que este ainda deu um novo ritmo ao ataque do Flamengo.

Só pra destacar como o esquema que eu citei é verdadeiro,só lembrar do gol do Mengo na Liberta,quando R10 iniciou a jogada com Abreu,que abriu com Junior Cesar,cruzando a procura do Deivid,mas encontrando Léo Moura.Essa é a jogada-base do Fla com Joel,e que ganha mais força quando Negueba,um dos jogadores preferidos do técnico entra para marcar o lateral adversário,que na quarta deve ser Thiago Feltri,liberando o avanço de L. Moura.

É um modo de jogar eficiente,mas um tanto desgastado.Joel aposta muito nesse esquema,que se por um lado pode ser manjado,por outro conta com a competência de L. Moura como jogador-chave do time.

Palpite:Pelo histórico recente e pela evolução ainda tímida,mas notável,do Fla,decisão por pênaltis.Aí é que a vaca deita,como diria os outros.O Fla não perde clássicos no Enchenão desde 2010,pro Flu que viria a ser campeão brasileiro.Nos pênaltis,desde 2004.Mas é futebol.

BOTAFOGO X FLUMINENSE

- Botafogo

Desde o fim do ano passado sem Caio Júnior e agora com Oswaldo de Oliveira,o Bota encara o Carioca com uma importância diferente  dos outros grandes do Rio,por ser o único a não disputar a Libertadores.Depois de um começo estranho com uma vitória e três empates,o Bota engrenou com 3 vitórias seguidas,muito devido à insistência de Oswaldo no esquema.O time deve ser assim:



O  4-2-3-1,o esquema da moda,já vinha sendo o esquema do Botafogo com Caio Júnior,mas que ganhou o upgrade de Andrezinho como armador principal,papel antes desempenhado por Elkeson,que vem de uma longa má fase.Cortez saiu na lateral-esquerda,mas ainda não teve ausência muito sentida.O time continua contando com a ótima saída de bola de Marcelo Mattos e Renato.Outro ponte forte são as jogadas aéreas dos zagueiros Fábio Ferreira e Antônio Carlos.

Negativamente,esse é o time do Botafogo.Os reservas não suprem a necessidade do time titular,pressionando exatamente esses 11 a levar o Botafogo a frente.Felipe Menezes não substitui Andrezinho a altura e Herrera e Caio são esforçados,mas não cobrem Elkeson e muito menos Maicosuel.

- Fluminense

O Flu e seu elenco estelar chegam às semifinais depois de um sufoco pra se classificar,dependendo de resultados e de sua própria vitória.Com a classificação garantida,uma moral vem junto com o time,sendo um dos dois únicos brazucas a estrear com vitória na Libertadores,apesar do futebol discutível e das expulsões.O time deve ser assim:



Difícil até de definir,mas como diferenças mais prováveis a essa que eu citei,Wellington Nem pode entrar no lugar de Thiago Neves e Wágner no de Deco.

Mesmo com uma grande quantidade de bons jogadores,o Fluminense ainda deve uma boa apresentação.No seu jogo mais importante na Taça GB até o momento,dominou o 1º tempo mas não manteve o ritmo contra o Vasco e mesmo contra o Arsenal de Sarandí,quando venceu não convenceu.Ainda sim é um time fortíssimo.

Palpite:Dá Fluminense,até porque clássicos cariocas costumam ser truncados,não tecnicamente,mas sim de poucos gols.Em uma situação mais adversa,o elenco do Flu tem mais opções.Os 11 do Bota (Ocean’s Eleven,alguém lembra desse filme) podem resolver,mas não têm tanta garantia.

PS* - Rapidão aqui:

-Os fanáticos devem reconhecer de onde eu tirei as escalações dos times.

-CR7 marca na UCL e atinge 122 gols em 124 jogos pelo Real.Impressionante.

-Jogaço entre Napoli X Chelsea na UCL.Mais uma vez o San Paolo engoliu um gigante inglês.Cabe ao Chelsea justificar o enorme investimento e evitar o vexame inglês  nessa edição da Champions.E o "Surdato Nnamorato" rolou solto em Nápoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário