domingo, 5 de fevereiro de 2012

Em busca da América


A principal competição das Américas vai começar.Com todos os brasileiros garantidos na fase de grupos,vou tentar mostrar o que cada um vai encarar nessa fase da competição.

Grupo 1 – Santos,Inter,Juan Aurich-PER e The Strongest-BOL



Nesse grupo não tem muito mistério,Santos e Inter entram como claros favoritos às duas vagas do grupo.

O Santos de Neymar melhorou muito se comparado ao time campeão em 2011.Com a entrada de Borges no lugar de Zé Love,o ganho de qualidade é absurdo.As contratações ainda no ano passado de Ibson e Henrique continuam devendo,mas são boas apostas.Arouca também ganha importância após o bom ano de 2011.

Agora com status de estrela mundial,Neymar não desperta dúvidas e deve ser um dos principais jogadores da competição,diferente do seu amigo Ganso,que desde 2010 tem deixado a desejar,principalmente pelas lesões, mas como o craque do moicano tem um talento impressionante.

Somado a eles Elano,com sua experiência e precisão,se também não sofrer com lesões,completam os trunfos do Peixe em busca do tetra da América.

Já o Inter perdeu Andrezinho para  o Botafogo,mas também montou um time fortíssimo para o ano de 2012.Os já conhecidos D’Alessandro,Leandro Damião,Oscar,Tinga e Guiñazu(caramba),agora têm a companhia de Dagoberto e Dátolo.

Outro trunfo do Inter não entra em campo,mas é o camisa 12.A experiência adquirida pelas últimas participações com 2 titulos (2006 e 2010) e a torcida no Beira-Rio criam um ambiente que assusta até os mais experientes.

Juan Aurich e The Strongest – O campeão peruano é menos tradicional,mas não deve ser desprezado.O vice boliviano,um dos maiores do país,joga em La Paz,então a altitude deve dificultar um pouco mais os jogos fora de casa.

Grupo 2 – Flamengo,Olimpia-PAR,Emelec-EQU e Lanús-ARG


Após um início de ano conturbado,com demissão de treinador e reclamação de salários por alguns jogadores,o Flamengo cumpriu a principal tarefa do começo de ano,entrando na fase de grupos.Agora resta saber como o time irá reagir a troca de treinador e a uma possível mudança no estilo de jogar.As poucas contratações e saída de jogadores como Thiago Neves e Alex Silva abalaram o time,mas Vágner Love acertou com o clube e representa uma ótima adição a R10 e os garotos da base rubro-negra.

Voltando à competição,o Rubro Negro entra em um grupo equilibrado,com participantes habituais de competições continentais,como Olimpia e Emelec.O time equatoriano chega a competição como atual campeão nacional,assim como o time paraguaio.Este possui Cáceres,zagueiro que jogou no Atlético-MG e Maxi Biancucchi,ex-Flamengo,primo de Lionel Messi.   

Grupo 4 – Fluminense,Boca Juniors-ARG,Arsenal-ARG e Zamora-VEN



Ao Flu,o sorteio reservou o encontro com o seu rival na semifinal de 2008,o sempre perigoso Boca Juniors.Além deles,aparecem Arsenal de Sarandí e Zamora-VEN.

Pelos primeiros jogos no Carioca,percebe-se que na verdade,o Fluminense tem 2 times completos,e ambos muito fortes.Pra citar só o ataque,como titular tem Fred,Sóbis,Deco  e Araújo;na reserva,se quiser,tem Rafael Moura,Wellington Nem,Thiago Neves e Souza.Pode muito bem ganhar as duas competições do 1º semestre,graças ao elenco fortíssimo e a Abel Braga,campeão da Libertadores e Mundial pelo Inter em 2006.

Também no grupo uma das camisas mais temidas da América do Sul,o Boca Juniors.Tradicionalíssimo e 6 vezes campeões da América,possuem novamente no interminável Riquelme suas esperanças.Vem um pouco enfraquecido pelo fim da geração Palacio-Palermo no ataque,mas não se pode negar como chegou a Libertadores,campeão invicto do Apertura 2011 (segundo semestre na Argentina,cada turno é um campeonato).

O Arsenal vem aparecendo bem recentemente nas competições sulamericanas,sendo campeão da Copa Sulamericana de 2007 (eliminando o River Plate na semifinal) e chegando sempre às fases mais agudas,como nas quartas de 2011,sendo eliminado pelo time que viria a ser campeão,a La U de Chile.

Grupo 5 – Vasco,Nacional-URU,Allianza Lima-PER e Libertad-PAR


 O Vasco entra em um dos grupos mais equilibrados,com o campeão uruguaio,o vice peruano e o Libertad,que veio da pré-Libertadores ao eliminar o El Nacional-EQU.

O Vasco aposta na manutenção do time bem-sucedido do ano passado,quando foi campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro,além de chegar ás semifinais da Sulamericana,eliminado pela Universidad de Chile.Unindo a experiência e talento  de Juninho e Felipe (campeões pelo clube em 98) com a juventude de Allan,Diego Souza,Bernardo,Dedé e Éder Luis em busca do bi da competição.

Scotti,Recoba e Piriz

O Nacional,tricampeão da Libertadores e Mundial,e atual campeão uruguaio com apenas 5 derrotas em 30 jogos,tem a volta de Recoba,ex-jogador e astro da Inter de Milão ao time.Junto dele,Andrés Scotti,zagueiro cobiçado no Brasil,e o jovem meia Facundo Piriz,formam a espinha dorsal (legal né) da equipe.

O Libertad é o clube paraguaio que vem mais aparecendo em competições sulamericanas,eliminando o São Paulo nas oitavas da Sulamericana 2011.Um dos principais jogadores o jovem Vitor Cáceres,26 anos,pentacampeão paraguaio.

Grupo 6 – Corinthians,Deportivo Táchira-VEN,Nacional-PAR e Cruz Azul-MEX



Sempre considerada prioridade (como diz aquela música do Peñarol,”La Copa Libertadores mi obsesion”),o Corinthians tem mais uma chance de conquistar a América.Com as contratações feitas até o momento,considero o Corinthians um forte candidato ao título.Assim como o Fluminense,o Timão formou um elenco vasto e capacitado,com Alex,Liédson,Willian,Jorge Henrique,Douglas,Élton,Danilo,Ralf,Paulinho entre outros,fora a inteligência tática de Tite,a famosa “titebilidade”.Sem contar o bando de loucos,que comprou todos os ingressos dos jogos em casa de forma antecipada.

Quanto ao grupo,se considerarmos o ano passado das equipes,o Corinthians pegou um grupo até equilibrado.Deportivo Táchira e Nacional-PAR são campeões nacionais de 2011,enquanto o Cruz Azul,pentacampeão da Concacaf,aparece também com força.Porém,é um grupo que pode dar otimismo aos atuais campeões brasileiros.



PS* - Dependendo dos cruzamentos ou até mesmo se der tempo,falo sobre outros times que forem ganhando destaque na competição.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário