quinta-feira, 15 de março de 2012

Após o primeiro olhar


Agora que todos os brasileiros já encararam os três adversários do grupo,dá pra ter uma noção melhor dos adversários.A classificação pode enganar um pouco,mas o futebol não engana mesmo.Em negrito,os meus classificados.

Grupo 1 – Santos,Internacional,Juan Aurich-PER e The Strongest

O único grupo com dois brasileiros tá dominado.Santos e Inter venceram bem suas partidas,demonstrando finalmente na Libertadores o que podem fazer.

O brilho foi pra Ganso,mas Neymar jogou bem e teve até bola na trave

O Santos já havia vencido o Inter naquela partida mágica de Neymar e na última rodada do 1º turno venceu o Juan Aurich,fora de casa,com gramado sintético e de virada.Fucile,Ganso (voltando a jogar bem) e Borges fizeram os gols.

Enquanto isso no Beira-Rio,o Inter mostrou ao The Strongest quem é o mais forte (trocadilho infame,mas fazer o quê).O time boliviano havia vencido as duas primeiras e aparecia como candidato a atrapalhar a festa brasileira,mas as suas duas vitórias tiveram em comum o fator casa,ou seja,o craque Altitude ajudou bastante.Longe de casa (há mais de uma semana kkk) não deve ameaçar.

Damião voltando a brilhar na Libertadores

Já o Inter viu uma grande atuação da linha de frente com Oscar muito bem,Dátolo em forma e Damião e Dagoberto em grande fase.Um dos grandes times dessa Liberta,realmente muito forte.

Grupo 2 – Flamengo,Lanús-ARG,Olimpia-PAR e Emelec-EQU

A experiência de R10 não foi suficiente pra segurar o resultado

Após enfrentar os três adversários do grupo,o Flamengo é líder em um grupo que tecnicamente é muito equilibrado.Com um time de garotos no Engenhão, o time empatou com o Olimpia após estar vencendo por 3 a 0 e com a diferença de um ponto para o segundo colocado Lanús,o Rubronegro tem que se garantir fora de casa segundo turno,já que faz apenas uma partida em casa,a última do grupo contra os argentinos.

E mais:ficou provado que com um meio Muralha-Luiz Antônio-Botinelli-Thomas,o time e R10 jogam melhor,algo que Vanderlei não enxergava e que Joel,meio que na marra,vai adotando.Porém ficou faltando a experiência pra segurar um jogo já ganho.   

O Lanús se recuperou na última rodada vencendo o Emelec e equilibrando as forças do grupo,com o gol de Pavone.O Libertad,com o 3x3 no Engenhão,assumiu a vice-liderança,e com a atuações de hoje de Caballero e Maxi Biancuchi,dá pra acreditar no time paraguaio.

Grupo 4 – Fluminense,Boca Juniors,Arsenal de Sarandí e Zamora

Gol de Anderson garantiu os 100% tricolor

Praticamente classificado,o Flu mostrou força no 1º turno do seu grupo na Liberta.O meu principal destaque e acho que de todos,o elenco tricolor,foi o principal responsável,sem tirar o mérito do técnico Abelão.A postura que ele passou ao time,principalmente na histórica vitória sobre o Boca na Bombonera merece o reconhecimento.100% sem sustos.

Quanto ao Boca,vimos que a tradição não entrou em campo com o time.Sem lembrar o temível Boca de 2000-2007,o time apenas fez 4 pts em três jogos,sendo que o jogo em casa teve derrota para o Flu de Deco e Fred,e uma atuação contestável contra o Arsenal.Claro que nos próximos jogos,com 2 em casa,o time pode e deve se classificar.

O Arsenal,que mostrou um bom futebol no Engenhão na primeira rodada,mas não conseguiu um resultado melhor,aparece claramente como o empecilho no pé do Boca.Venceu apenas o Zamora é verdade,mas ainda pode surpreender.

O Zamora nem pode ser considerado uma quarta força.Tecnicamente frágil,estreante na Libertadores e sem marcar nenhum gol na competição (3 jogos),serviu como tropeço ao Boca no empate da 1ª rodada.

Grupo 5 – Vasco,Nacional-URU,Libertad-PAR e Allianza Lima-PER

Felipe voltou a ser titular,voltou a jogar bem,mas em um jogo confuso,o Vasco só saiu com o empate

Depois de uma estréia trágica em São Janu,perdendo para um Nacional que se mostrou muito envolvente,o Vasco se recuperou em casa contra o Allianza,mas no jogo contra o Libertad merecia sorte melhor.Enfrentando o líder do grupo,que havia vencido os outros dois jogos e contando com o empate entre uruguaios e peruanos,o Vasco começou vencendo,mas em uma arbitragem medonha,que muitos dirão “É Libertadores”,o time saiu do Paraguai com o empate.A nota ruim foi a expulsão de Diego Souza,certa pelo que ele fez no lance,mas errada visto o que antes havia acontecido com o jogador.Nem vou continuar,porque como torcedor me indignei com a arbitragem,além da denúncia de raciso por parte da torcida do Libertad ofendendo Dedé,mas analisando friamente,o Vasco ainda pode se classificar.

O Nacional, que na primeira rodada engoliu o Vasco, não se mostrou tão forte assim.Perdeu as duas outras partidas,inclusive para o provável saco de pancadas do grupo,o Allianza.Ainda pode surpreender,até porque como eu disse no começo,o futebol ,esse não engana ninguém.

Tanto não engana que o Libertad,temido líder do grupo 5 ao fim das 3 primeiras rodadas,não é isso tudo que parecia.Tive a oportunidade de vê-lo mais de perto contra o Vasco,no jogo que valia a liderança e sinceramente não me assustei.Se tivesse um pouco mais de qualidade até poderia ter vencido o jogo,mas faltou e muita.Em um jogo tenso ainda conseguiu o empate contra o Vasco,mas o grupo 5 se mostrou mais nivelado do que parecia até a última quarta feira.

O Allianza é um time de altos e baixos.Impressionante como de uma derrota para o Libertad por 4 a 1,o time quase derruba o Vasco em São Janu com dois chutões pra frente e ainda vence o Nacional,só pra colocar fogo nas coisas.É o time que pode determinar o futuro do grupo,porque se antes eram 3 pts garantidos para o adversário,podem atrapalhar e muito em grupo tão equilibrado como disse antes.

Grupo 6 – Corinthians,Cruz Azul-MEX,Deportivo Táchira-VEN e Nacional-PAR

Liédson ainda em má fase,mas com a confiança de Tite

O Corinthians enfrentou o concorrente a liderança no Grupo 5,o Cruz Azul,fora de casa.Em um jogo muito movimentado e com chances perdidas dos dois lados,o 0x0 foi bom para o Timão,que tem 2 pontos fora de casa e uma vitória no Pacaembu.Tranquilo no grupo e no Paulista,o Timão de Tite vem provando o que a maioria dos jornalistas e eu afirmamos,esse é o Corinthians mais tranqüilo a disputar uma Libertadores.

O time mexicano tem tudo pra se classificar com o Timão,venceu os mais fracos da chave e não lamenta o empate em casa.Joga um bom futebol e pode ser a surpresa na próxima fase.

Enquanto isso na Libertadores

- O atual vice-campeão Peñarol vai de mal a pior.Em um grupo com La U,Godoy Cruz e Nacional Medellin,os aurinegros tem apenas 1 ponto em 3 jogos e dificilmente repetirão a campanha do ano passado.Nacional com 7 pts e La U com 4 lideram o grupo.


- Unión Española,dono do estádio em que a La U eliminou o Vasco na Sulamericana 2011, firme e forte no Grupo 3,com 7 pts no 1º turno.No último jogo empatou com o rival local Universidad Católica.



PS* - Sexta cedinho tem sorteio das quartas-de-final da Liga dos Campeões.Real,Barça,Milan,Bayern Munique,Benfica,Chelsea,Marseille e Apoel participam da definição,que já mostra o caminho até a final,o famoso “Champions Road”.Então sexta mesmo pode ter post.


PS*2 - Devendo post sobre a seleção brasileira.Próximo amistoso,tamos aí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário