sexta-feira, 9 de março de 2012

Paixão,nada mais importa

Semana importantíssima no futebol mundial.Mas todos os acontecimentos sobre uma mesma ótica,isso seria possível?



Paixão.Isso é o que move o futebol.Isso é o que faz 35 mil pessoas saírem de suas casas e pedir a volta do time do coração ao seu lugar de origem.

Um projeto de Restituição Histórica na Argentina ganhou o apoio da massa torcedora do San Lorenzo,em que a hinchada se reuniu na Plaza de Mayo,exigindo a volta do clube que lhes desperta a paixão desde criança ao lugar de origem,retirado durante a ditadura militar,onde existe um grande supermercado.Com o time próximo ao rebaixamento,a torcida pede a volta para casa como forma de ajuda.Um pedido um tanto utópico,mas e daí,o que moveu essa multidão não foi nenhum interesse,tão pouco os milhões que circulam no futebol.Foi paixão.

Paixão é o que nos faz vibrar com um meio de semana mágico para o futebol,quando dois gênios desse esporte mostraram tudo (espero que não) de que são capazes.Nem mesmo seus adversários desmereceram suas obras,e sim se juntaram a outros tantos que aplaudiram de pé.

A mesma paixão nos deixa indignados quando vemos a verdadeira razão do futebol existir,a própria paixão,sendo usada para fins obscuros.A Copa que, como diz José Roberto Malia:”É deles,mas a conta é nossa”,minando recursos do país para um show em que não seremos protagonistas,platéia nem tão pouco beneficiados.

Ao vermos o símbolo nacional maior desse cenário se afastar por uma doença,uma ponta de esperança se acender,então lembramos que como ele,existem muitos.Não o desejamos mal,mas agradeceríamos se não mais se envolvesse em algo que para muitos é sagrado.

Futebol pode existir sem arenas modernas,talvez sem patrocínios de valores exorbitantes,sem ganância,sem escuridão,sem dirigentes tentando ser mais espertos que outros,sem prejudicar um país.Porque nada disso o torna vivo,e sim algo que não se mede em palavras,cifras,contas bancárias,números.

Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário