quinta-feira, 26 de maio de 2011

Barcelona


 Barcelona F.C.


 Mais que um clube.A frase estampada nas cadeiras do Camp Nou e em mosaicos da torcida em catalão mostram o que o Barcelona significa pra seus torcedores.Muito mais que um time de futebol,o Barça(apelido dado pela torcida) é talvez o símbolo maior de independência catalã,a parte da Espanha que não quer ser espanhola,que acredita que nada tem a ver com o monarquismo espanhol que dominou o país em sua história.E hoje é para o mundo o melhor time do planeta.


·         Pep Guardiola,filho da casa


 Talvez não possuindo o mesmo conhecimento de Ferguson ou o prestígio de Mourinho,Guardiola prova a cada campeonato que vence com o Barça que é sim muito importante para o time.Tendo em mãos o melhor time do mundo,com os melhores jogadores do mundo,não deixa nenhum deles se deslumbrar ou esquecer que devem ser estrelas em campo antes de tudo.

Fato é que vem dominando há três anos o cenário europeu e espanhol sem chamar atenção e privilegiando muito mais a seus jogadores que a si mesmo.Se antes o Barça tinha em Ronaldinho e Eto’o o jogo veloz,hoje Guardiola deixou que o time jogasse como sabe,algo que eu vou explicando mais a frente.

Talvez não seja decisivo como Ferguson,mas ainda sim é importante.Ainda sim representa o Barcelona em pessoa.

·         Jogador bom a gente faz em casa


Se no Brasil é comum vermos craques aparecendo nas categorias de base,não é diferente no Barcelona.Mas é impressionante pensar que jogadores como Puyol,Xavi,Iniesta e Pedro vieram do mirim do Barça.Jogadores importantíssimos,identificados com o clube,formadores da base da seleção espanhola dos últimos anos,que não se imaginam jogando em nenhum outro time como já disseram,estarem a tanto tempo em um mesmo clube.Puyol mesmo era gandula nos jogos do Barça e disse já ter entrado em campo quando criança com os jogadores.

Fora as revelações espanholas,jogadores do mundo inteiro aparecem no time principal vindo das categoria de base,como exemplo Jeffren Suarez (que marcou contra o Madrid naquele 5 a 0) e o brasileiro Thiago Alcântara.Tem um outro aí,um argentino.

·         O melhor do mundo Messi

Esse era aquele argentino,só o melhor jogador do mundo hoje.

De coadjuvante de Ronaldinho e Eto’o a melhor jogador do mundo,Messi aparece como o astro maior do timaço do Barça.Alia alta velocidade,habilidade,visão de jogo e extinto matador e forma o já consagrado duas vezes melhor do mundo.

Se na Argentina não é visto com bons olhos,na Catalunha e no mundo é exemplo.Um jogador que já conquistou tudo que é possível pelo seu clube mas que ainda quer mais,que tem um futuro muito promissor a frente mas ainda pensa no treino de cada dia.Bate recordes temporada após temporada,mas só se preocupa em dar seu melhor no próximo jogo.Palavras de Guardiola que o conhece tão bem e convive dia a dia.

Deu pra ver que por várias vezes eu escrevi “melhor do mundo”,mas como dizem por aí,contra fatos não há argumentos.

·         Craques da inteligência

Qual sua definição de craque?Velocidade ou posicionamento?Habilidade ou finalização?
Imagine dois jogadores que são craques,mas não são velocistas nem goleadores.Esses são Xavi e Iniesta.

Os dois são representantes do estilo clássico do futebol:visão de jogo e técnica.Nesse grupo a gente encontra Zidane,Zico,Ganso.Aquele jogador que em um passe desconcerta a defesa inteira.Faço parte dos que consideram esses jogadores como os mais importantes do jogo e destaco a seguir o comportamento de cada um.

Xavi não é um velocista,longe disso,mas enquanto avança com a bola,usa o seu olhar 360° de coruja (valeu,pai)pra enxergar cada movimento dos companheiros e cada espaço na defesa.Tranquilo,sabe pra quem passar antes mesmo  de receber a bola.

Iniesta é pouco diferente.Usa um pouco mais de velocidade e drible curto,mas é mortal em lançamentos improváveis,mirando quem vem em velocidade e sempre aparece pra marcar seus gols.

Juntos,são os segundos melhores jogadores do mundo na última Bola de Ouro da FIFA e os principais responsáveis pelo estilo atual do Barcelona.Se posicionam de frente pra área e fazem a bola girar de um lado ao outro,sem pressa,até que o momento certo apareça.E nessa brincadeira,estão há 3 anos sem ficar atrás nos números de posse de bola contra qualquer que fosse o time.

Serão fundamentais na final e vão dar trabalho pra Carrick e companhia.E pra quem mesmo eles não dão        

Jogadores-chave

Nem só de Messi,Xavi ou Iniesta vive o time.E no Barça não tem jogadores muito piores não.A seguir outros caras que podem decidir.

-- Pedro

Jovem das categorias de base,Pedro Rodriguez sempre esteve ali,a disposição,esperando sua oportunidade.Quando Messi surgiu como protagonista,Pedro se lançou junto dele,formando junto com Villa o ataque titular do Barcelona.Jogando sempre pelo lado,quase fora do campo,Pedro dá opção pra Iniesta na lateral,além de ser decisivo quando em frente ao gol,já dando até título da Supercopa da Europa contra o Shaktar Donetsk.

-- David Villa

Sendo há muito tempo estrela do Valencia junto com David Silva,Villa chegou ao Barça pra substituir o polêmico Ibrahimovic e após uma excelente Copa do Mundo,sendo o responsável pela maioria dos gols da Fúria.Desde então,os catalães não sentem falta do grandalhão sueco.As vezes passa alguns jogos sem marcar gols,mas os importantes ele não desperdiça,foi cruel ao marcar contra o Madrid naquele histórico 5 a 0,colocando embaixo das pernas de Casillas.

Teoricamente deveria jogar pelo meio do ataque,mas se movimenta par jogar junto de Messi e Pedro,dando opções para Xavi e Iniesta.

--Busquets

Como o jogador que completa o meio de campo do Barcelona com Xavi e Iniesta,Busquets aparece como a parte defensiva do esquema.Com ótima saída de bola,é melhor encaixado ao sistema de jogo que Mascherano,volante argentino que seria dono da posição.

Como alternativa,Busquets também pode ser usado na zaga,como possível substituto de Puyol e Piqué em caso de imprevistos.

--Daniel Alves

Lateral-direito incontestável da seleção brasileira e do Barça.Esse é realmente o jogador-chave.Não na partida,não no campeonato,mas sim no esquema do Barcelona.Se na escalação ele aparece como lateral-direito,durante o jogo ele é muito mais um meia-atacante,que encontra Xavi ou Iniesta e Messi ou Villa,sempre pelo lado direito,onde faz cruzamentos,lançamentos e não raramente aparece no ataque pra fazer gols.

Na decisão terá Giggs jogando por ali,mas liberado pra atacar,Daniel Alves tem Piqué na cobertura o tempo inteiro,mostrando também um duelo tático.

·        Piqué e Puyol

Não,não é dupla sertaneja,mas o nome ia ficar legal.Mas falando de futebol,merece sim ser considerada uma das melhores zagas do mundo.São até complementares,dá pra perceber só de olhar pros jogadores.

Ambos possuem uma técnica de desarme impressionante,mas cada um tem uma característica marcante.Enquanto Puyol é raça e velocidade,Piqué é excelente no jogo aéreo,tanto no ataque quanto na defesa.Se fosse fazer a comparação,Puyol é Ferdinand e Piqué é Vidic.Até o duelo das zagas vai ser incrível nesse jogo.

Campanha na Champions e duelos contra o Madrid

Depois de serem eliminados pela Inter de Milão nas semifinais da temporada passada da Champions,o mundo pensou ter encontrado um jeito de parar o Barcelona.

No início da temporada,times que iam enfrentar o Braça usavam uma retranca absurda,mas hoje o time já é campeão espanhol antecipado e se encaminha pra mais uma final de Liga dos Campeões.A seguir a campanha:
Barcelona 5 X 1 Panathinaikos
Rubin Kazan 1 X 1 Barcelona
Barcelona 2 X 0 FC Copenhague
FC Copenhague 1 X 1 Barcelona
Panathinaikos 0 X 3 Barcelona
Barcelona 2 X 0 Rubin Kazan

Deu pra ver que a classificação foi sem susto,jogos contra times que não iam mesmo ameaçar na fase de grupos.Mas o bicho começou a pegar nas eliminatórias,que ainda reservariam um confronto contar o maior rival.
Arsenal 2 X 1 Barcelona
Barcelona 3 X 1 Arsenal
Barcelona 5 X 1 Shaktar Donetsk
Shaktar Donetsk 0 X 1 Barcelona
Real Madrid 0 X 2 Barcelona
Barcelona 1 X 1 Real Madrid
Com a derrota em Londres contar o Arsenal pensou-se que o Barça já não era mais o mesmo.Mas na sequência vitória em casa,destruição do Shaktar e os aguardados confrontos contra o Real Madrid,que encerrariam uma sequência de 4 jogos histórica.

Meu destaque para o jogo contra o Madrid é o mesmo que do Manchester contra o Chelsea.O Barça é exemplo de como montar um time vencedor sem gastar milhões, e sim investindo na formação de jogadores.O Real contrata as estrelas prontas,no auge,algo até respeitável e que eu gosto muito de ver jogar,mas enquanto não se formar um time na acepção da palavra,entrosado,com jogo de equipe e que a torcida não engula nas primeiras más atuações não poderão atingir o sucesso.
Enquanto isso o Barça os derrota no Espanhol,Champions e no coração de torcedores pelo mundo.

 3ª final em 6 anos

O Madrid tem como seu principal trunfo o maior número de títulos na Liga dos Campeões , sendo 9 vezes campeão,5 seguidas no início do torneio.Algo que os torcedores do Barça não agüentam serem provocados e que vão vendo o cenário mudando com o passar do tempo.
Desde a temporada 2005/06,quando foi campeão contra o Arsenal em Paris,essa é a terceira final que os catalões chegam.
                                                       Barcelona 2 X 1 Arsenal – 2006
                 Barcelona 2 X 0 Manchester United – 2009
          Barcelona X Manchester United - 2011

Tendo mais uma vez pela frente os comandados de Alex Ferguson,o Barça vai atrás do seu 4º título europeu,mesmo objetivo do clube inglês.Pelo retrospecto na Champions dos dois clubes,dá pra ver que eles vêm dominando o cenário europeu nos últimos anos,multicampeões em seus países e na Europa.  

Próvavel escalação


Finalmente com seus laterais esquerdos recuperados,O Barça pode voltar a sua formação original.A única mudança pode ser Puyol no lugar de Abidal,o que colocaria Busquets na zaga e Mascherano no meio de campo com Xavi e Iniesta.


Conclusão


Esse é o Barcelona que vai a final em Wembley.Mais que um clube,um símbolo,a representação maior do patriotismo de uma pequena nação que mantém a esperança de ser independente.O melhor time do mundo com o melhor jogador do mundo na final do maior campeonato interclubes do planeta.Imperdível.

Um comentário:

  1. show véi........

    pique i puyol.. dupla sertaneja??? nap q isso. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ficou legal pra caramba vééi.......

    ResponderExcluir