quinta-feira, 26 de maio de 2011

Manchester United

Manchester United F.C.


Um dos grandes clubes do futebol mundial,que recentemente em sua história vem ganhando tudo,com sempre ao lado sua fanática torcida.Esse é o Manchester United,o inglês na final inglesa na Champions League 2010/2011.A seguir,vou destacar os pontos que levaram o Manchester a essa final.

·         25 anos de Alex Ferguson


Não é todo clube no mundo que pode dizer que possui o mesmo treinador há 25 anos.Muito menos dizer que foi tão campeão quanto Alex Ferguson.

Chegando ao Manchester United na temporada 86/87,Ferguson tinha como cenário um Manchester 7 vezes campeão inglês frente ao Liverpool,maior campeão inglês e grande clube europeu.Mas a partir da temporada 90/91,as coisas começaram a mudar.Revelando jogadores que se tornaram lendas nos Red Devils como Ryan Giggs e Paul Scholes,Ferguson iniciou uma sequência de títulos que ninguém imaginava.Nos seus 25 anos de treinador,conquistou 12 títulos ingleses,finalmente ultrapassando o Liverpool,fora as 2 Ligas dos Campeões e outras taças de copas inglesas e títulos mundiais,transformando o clube de grande inglês a gigante mundial.

Com um elenco sem grandes estrelas como em anos anteriores,quando no mesmo time tinha Cristiano Ronaldo,Tévez e Rooney,Ferguson monta times com jogadores eficientes e de confiança.Alguns serão citados aqui,mas outros como Park Ji Sung,Evra,Valencia e Rafael fazem a diferença.

Definitivamente marcado na história de um dos maiores clubes do mundo,Sir Alex Ferguson continua fazendo história.E mais um título para um carreira de sucesso indiscutível pode estar chegando.Por que não?

·         Imbatível no Old Trafford

Apelidado de Teatro dos Sonhos por um de seus grandes ídolos,Sir Bob Charlton,o estádio do Manchester United possui uma mística especial,em que clube e torcida se identificam de maneira especial.Essa ligação também se reflete nos resultados.

Raramente derrotado em casa,na atual temporada foi um exagero.Mais uma vez campeão inglês,o 19º título,o Manchester United fez 18 partidas em casa pela Premier League,sendo 17 vitórias e só um empate.Claro que a final é em campo neutro,mas um clube que raramente perde em casa assim tem como méritos uma forte defesa(mais destacada a seguir) e um ataque eficiente,fora a torcida,que apóia o time sempre com estádio lotado,com 90 mil pessoas gritando ‘’United!’’.

·         O ressurgimento de Rooney


Wayne Rooney ,25 anos,é considerado como a cara da garra pela torcida do United.Goleador nato ,Rooney vivia um momento de turbulência no início da temporada,quando se falava da insatisfação dele com o time e uma possível transferência para o rival da cidade,o Manchester City.Após um período de negociações,Rooney decidiu ficar e mal sabia ele o quanto estava certo.

Adotando a camisa 10,não de goleador,mas de craque,Rooney assumiu um papel de liderança no time.Faz sim seus gols,sempre em momentos importantes,como nas quartas de final da Liga dos Campeões contra o Chelsea,mas hoje joga muito mais para o time do que individualmente.Ao lado de Javier Hernandez e Berbatov,forma duplas de ataque perigosíssimas,dá passes pra gol muito mais do que os faz e volta pra ajudar na marcação.

Sempre foi um jogador idolatrado no United,mas nessa temporada,mostrou porque merece isso.Ressurgiu das cinzas para mostrar ao que veio.Mostrou ser um símbolo de determinação acima de tudo.

·         A classe de Giggs

Imagine o cenário.Um garoto de 13 anos treina em um clube quando o técnico do maior rival te convida pra jogar no outro time.Aos 17,ele estréia no time titular.Aos 37,ainda no mesmo clube,ele já foi o jogador com mais títulos por um só clube,todos conquistados com o mesmo treinador.Essa é a história de Ryan Giggs.
Além da carreira vitoriosa,Giggs é um líder nato e em campo demonstra que,mesmo com idade avançada para o futebol,fazer gols,dar passes,dribles e marcar os adversários  parece fácil.Ferguson até disse uma vez que Giggs é como o vinho,quanto mais velho fica,melhor fica o seu jogo.Dono de uma visão de jogo e técnicas incríveis,é símbolo de identificação e gratidão com um clube que o tornou um dos maiores jogadores do mundo na minha opinião.

·         Jogadores-chave

Um time como o United tem sim um técnico com estrela e dois jogadores como Rooney e Giggs.Mas como todo campeão,um time precisa ser um time,por isso destaco outros jogadores que podem fazer a diferença.
--- Nani

Português,habilidoso,marrento.Não,não to falando do Cristiano Ronaldo,mas sim de Nani.Já comparado ao craque português por sua nacionalidade e estilo de jogo,Nani mostrou aos torcedores como pode ser a vida pós-CR.Líder de assistências da Premier League , Nani alia alta velocidade,dribles e inteligência para munir o ataque do Manchester.Ela já mandou o recado :’’Jogo no maior clube do mundo e não vejo outro perto’’.

--Javier Hernandez “Chicharito”


Quem diria?Um jogador que só custou R$ 18 milhões ao United chega fazendo gol de título contra o Chelsea e no primeiro ano na Premier League é revelação por sua capacidade de definir.Esse é Chicharito Hernandez.Contratado junto ao Chivas Guadalajara,o estreante não se encolheu é um dos principais atacantes do United,colocando Berbatov no banco.Marca gols decisivos,vários deles na Champions,se usando de um posicionamento na área que chegou a fazer Rooney dizer: ”Hernandez foi a contratação do século”.

-- Carrick

Depois de um começo ruim na temporada,até mesmo com críticas da torcida e da imprensa de Manchester,Carrick se recuperou bem e hoje é um dos meio-campistas de defesa mais seguros do mundo.Alto,sempre tá na área em bolas paradas e com um bom senso de posicionamento ajudando os zagueiros.Na final,provavelmente vai ter a missão nada fácil de marcar Xavi ou Iniesta pra evitar a formação de jogadas do Barça.

--Scholes

Contemporâneo de Giggs na Era Ferguson,Scholes é outro jogador idolatrado pela torcida.Também ganhador de títulos em série,seu nome arrepia os mais antigos palmeirenses.Muito identificado com o time,é um dos organizadores de jogo do Manchester,junto com Giggs e Nani,que formam um trio de meias armadores de respeito.

--Van Der Sar

Um dos melhores goleiros do mundo,talvez o melhor que vi jogar.Antes do Manchester,jogava no Fulham ,onde se especulava o adiamento de seu fim de carreira.Mas Ferguson enxergou potencial em um goleiro de 33 anos na época,e hoje com 6 anos de Manchester,é um dos símbolos do United.Junto com Ferdinand e Vidic,formam a defesa mais sólida do mundo.

·         Ferdinand e Vidic


 No duelo das zagas da final,a zaga do United.Considerada junto com a do Barça,Real e Inter de Milão uma das melhores zagas do mundo,a dupla formada pelo inglês e pelo sérvio é um dos trunfos de Ferguson.
Com a zaga titular o United não foi derrotado na temporada.Realmente impressionante.Juntamente com Van Der Sar,o trio é um desafio ao estilo de jogo do Barcelona.Pensar em Villa cabeceando com Ferdinand é improvável,e mesmo Messi terá dificuldade contra Vidic,capitão do time,o zagueiro menos faltoso do Inglês.

·         Campanha na Champions e duelo contra o Chelsea

No inicio da temporada,o Chelsea,que vinha como atual campeão inglês era o time a ser batido,goleando tudo quanto era time.Enquanto isso o United vencia seus jogos na conta do chá,no sufoco,sem encantar.
Isso se refletia na Champions também.A seguir a campanha do United na primeira fase.

Man. United 0 X 0 Rangers
Valencia 0 X 1 Man. United
Man. United 1 X 0 Bursaspor
Bursaspor 0 X 3 Man. United
Rangers 0 X 1 Man.United
Man. United 1 X 1 Valencia

Como dá pra ver,nas primeiras partidas resultados magros,apenas pra garantir os pontos.Algo que vale a pena destacar e que impressiona é que o Manchester não levou gols fora de casa.Isso mesmo.Fora.Prova da consistência defensiva do time pra manter o resultado.Esse fenômeno se mantêm até a final,como dá pra ver a seguir.
Olimpique Marseille 0 X 0 Man. United
Man. United 2 X 1 Olimpique Marseille
Chelsea 0 X 1 Man. United
Man. United 2 X 1 Chelsea
Schalke 04 0 X 2 Man. United
Man. United 4 X 1 Schalke 04

Se mantendo sem levar gols fora de casa,o Manchester foi chegando.Sem marcar muitos gols,sem ser derrotado,jogando na segurança.Dizem que não encanta.Eu não acho.Se chegar até a final da Champions significa não dar show,vai sem encantar mesmo.Um time seguro.

Meu destaque para o jogo contra o Chelsea vai pelo mesmo motivo que o do Barça será para o Madrid.O confronto entre quem gasta e quem constrói.

Investindo em transferências milionárias desde a chegada de Abramovich,o sonho do Chelsea é a conquista da Liga dos Campeões.Esse ano o sonho mais uma vez foi evitado pelo Man. United.

Como exemplo,Fernando Torres custou 60 milhões de euros ao Chelsea.O time titular do United custou 75 milhões se feitas as contas,pelo menos fora números que eu ouvi.Ainda sim,sem estar exato,vê-se a diferença.Quem chegou a final?

·        3ª final em 4 anos

Isso mesmo.Essa é a marca do United.Nem parece,mas o United vem chegando as finais em muitas ocasiões.A seguir elas:

Man. United 1 (6) X (5) 1 Chelsea - 2008
Barcelona 2 X 0 Man .United – 2009
Inter de Milão 2 X 0 Bayern Munique – 2010
Barcelona X Man. United – 2011

É a chance do United de vingar a final de 2009 e se aproximar mais ainda do rival Liverpool.É a chance que os torcedores esperam e confiam.

Próvavel escalação

Alguma dúvidas vão surgindo no United,mas nenhuma por contusão.Pra fortalecer a marcação pensou-se escalar Carrick e Fletcher,dois volantes no meio,mas ficou provado que dar a bola pro Barça e jogar no contra ataque não funciona muito bem.Por isso Giggs sai da esquerda e vem para o meio,dando mais criatividade e posse de bola.Chicharito entra no lugar de Berbatov e forma a dupla de ataque pra final.
  
·         Conclusão

UFA! Tá terminando.Esses são os motivos para acreditar no United.O dono da Inglaterra nos últimos anos,com um treinador que tem estrela,jogadores que acima de tudo são considerados lendas,com um jogo de eficiência e porque não bonito.Uma torcida fanática.Um gigante mundial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário